O que é preciso entender antes de tudo é que o freelancer não é senão uma maneira de fazer as coisas. Não é algo que você faz; pelo contrário, é a maneira como você faz algo que sabe.
Portanto, o pré-requisito é saber algo que é de valor. Em outras palavras, você precisa ter alguma habilidade que as pessoas desejem comprar de você ou alguma habilidade com a qual você possa servir as pessoas.
Etapa 1: Quais habilidades você tem para oferecer
O primeiro passo é se perguntar quais habilidades específicas você possui e quais serviços você pode oferecer.Ser hábil em jardinagem ou manutenção de chaminés de cozinha não será de grande ajuda, pois neste contexto estamos falando de serviços que podem ser entregues on-line. Portanto, precisamos procurar habilidades que sejam amigáveis à Internet.
Isso significa que você precisa ser um técnico? Certamente não. Reserve um momento para pensar quais são seus pontos fortes e muitas dessas habilidades podem se qualificar para esse objetivo.
Por exemplo, você pode ser um assistente na escrita criativa. A Internet está cheia de oportunidades para escritores. Existem muitos sites constantemente à procura de bons escritores, e você pode ser um bom candidato.
Se você é completo com sotaque americano, britânico ou australiano, pode aceitar trabalhos de transcrição, que, novamente, estão disponíveis em abundância.
Se suas habilidades de falar inglês são excelentes, você pode trabalhar como locutor para vídeos de animação e anúncios promocionais. Os vídeos e anúncios animados que você vê na Internet são feitos por especialistas em gráficos e animação, mas para fazer os personagens falarem, eles precisam de voz humana. É aqui que você se encaixa. As habilidades de fala nesse tipo ou trabalho, é claro, levam em conta a modulação da voz, a pronúncia, a clareza da voz, o sotaque neutro etc.
Se você aprendeu um idioma estrangeiro, pode aceitar trabalhos de tradução. Além disso, existem muitas empresas que procuram suporte ao cliente em francês, alemão, espanhol ou qualquer outro idioma nativo do local, onde você pode se encaixar.
Os tipos de serviços discutidos acima não exigem que você seja um especialista em computadores. Tudo o que você precisa fazer no computador são coisas simples, como enviar e-mail, carregar anexos, enviar arquivos de áudio etc. É claro que você precisa saber coisas básicas, como se comunicar pelo Skype, porque essa é a ferramenta que você provavelmente será entrevistados para serem selecionados para um emprego, em primeiro lugar.
Se nenhuma das opções acima lhe interessar, pergunte-se se você ama seu computador. Quantas horas por dia você passa com o seu computador? Quem abre o computador uma vez por semana por algumas horas não deve sonhar em ter sucesso no freelancer online.
Etapa 2: Conhecimento básico em informática ou treinamento em TI
Se você é conhecedor de computadores, tem inúmeras opções em aberto. Agora, aqui novamente, há uma pergunta que você precisa fazer - você aprendeu web design, programação de software, animação gráfica? Você é treinado em algum desses campos? Se sua resposta for afirmativa, você deve procurar o tipo apropriado de trabalho, de acordo com sua especialização. Se você pertence a esta categoria, é o melhor do lote e tem as melhores perspectivas.E se sua resposta foi negativa para a pergunta acima? Não se preocupe, existem milhões de pessoas como você que são freelancers muito bem-sucedidos e trabalham regularmente. Todas as tarefas que podem ser executadas no computador, mas que não exigem habilidades de codificação, são as que são adequadas para você. Como existe alta competição nessa zona, você precisa ser paciente e firme para ter sucesso.
Depois que um cliente se inscrever, conquiste-o. O desempenho é tão bom que, sempre que no futuro ele precisar de algo, ele o procurará como a primeira escolha. As tarefas nesta zona podem incluir itens simples, como entrada de dados, raspagem da Web, trabalho baseado no MS Word ou Excel, suporte ao bate-papo ao vivo e uma variedade de outras tarefas que podem ser executadas online.
Portanto, se o trabalho freelancer lhe interessar, cadastre-se hoje em qualquer um dos principais locais de trabalho e comece a licitar. Como iniciante, seu foco deve estar na construção de um perfil respeitável. Em outras palavras, obter um bom feedback deve ter prioridade sobre qualquer outra coisa na fase formativa de sua carreira de freelancer.
A experiência conta no mundo virtual do freelancer, assim como no mundo real. Pode levar um tempo para você ganhar seu primeiro projeto, mas não deixe que isso prejudique seu espírito. Coloque um currículo impressionante e continue fazendo lances em projetos. Paralelamente, continue assistindo os perfis de outros freelancers que obtêm sucesso. Isso não apenas motivará e inspirará você, mas também oferecerá muitas coisas para aprender e, assim, assimilar em seu próprio perfil.
Postar um comentário
Obrigado por interagir com a gente!